Derivas

 

 

 

A proposta da nossa ação situa-se num enquadramento teórico de ativismo na arte e na educação. Dentro deste âmbito somos como professoras artistas que exploram situações quotidianas para pensar modelos não lineares onde a imaginação, a emoção e a coletividade são os eixos basilares de uma aprendizagem com o outro. Este tipo de ação propõe um percurso aberto ao desconhecido para explorar os cinco sentidos, a audição, a visão, o tato, o olfato e o paladar. As sensações dos participantes podem ser registadas por tecnologias de registo oral, escrito, visual ou multimédia.  Os registos dos participantes poderão servir para elaborar um mapa ou registo coletivo do percurso.

Podemos dizer que nos situamos dentro das aplicações da teoria da ‘Dérive’ enunciada em 1958 por Guy Debord na Revista Internacional Situacionista. Abordamos a deriva como uma prática coletiva artística e educativa, a partir da construção de um mapa que se vai construindo segundo as situações que vão sendo sentidas e partilhadas pelo grupo. O mapa pode ser desenhado ou apenas imaginado. O mapa não é um recurso, nem uma ferramenta, é um processo mental que leva o despoletar de conversas sobre o impacto emocional de um determinado percurso . O percurso pode ser feito ao acaso ou não.

 

” Experimenta perder-te…’

 

Na prática, a deriva é um procedimento de estudo psicogeográfico – estudar as ações do ambiente urbano  a partir das condições psíquicas e emocionais das pessoas. Segundo os seus seguidores apesar de ter inúmeros modos, a deriva tem um fim único, o de transformar o urbanismo, a arquitetura e a cidade para construir um espaço onde todos serão agentes construtores. No nosso conceito a deriva  pode ser também um espaço de aprendizagem coletivo, onde cada um constrói a partir das suas vivências um corpo de conhecimento possível de ser partilhado. Digamos que da ideia de deriva retemos o mapear, a envolvência e a construção.

P1060454

O Porto dos Outros. Ação organizada por Teresa Torres de Eça com amigos e turistas; Porto, 19 de janeiro de 2014 , Dos Clérigos à Ribeira, Porto.

P1020166

Rota das Mulheres ação organizada por Teresa Torres de Eça, Ângela Saldanha e Emilia Lopes, com amigas e desconhecidas no dia das mulheres em 8 de Março de 2014 em Campanhã.

19052013537

 Se Acaso. Ação organizada por Teresa Torres de Eça, Ângela Saldanha; Paulo Emilio e Dori Nigro para o 25ºEncontro da APECV/ NONSTOP , da Praça da Batalha no Porto a Matosinhos. Maio 2013.

p1050749

Contemponolugar . Ação organizada por Cristina Trigo; Maria Jesus Agra-Pardiñas; Teresa Torres de Eça, Ângela Saldanha; Paulo Emilio e Dori Nigro; Nana Albano e outros nas escados do obradoiro , Santiago de Compostela. Dezembro 2013.

 

derivas guardas

Caderno coletivo  para uma deriva em processo.  Ação organizada por Teresa Torres de Eça, Ângela Saldanha e Pilar Perez para o 26ºEncontro da APECV/ 2º Congresso da Rede IberoAmericana de Educação Artística , para o dia 1 de Junho de 2014 , em Guimarães.

IMG_20180505_155534_BURST002

Deriva nº6 . Ação organizada por Teresa Torres de Eça, Ângela Saldanha; Célia Ferreira e José Mateus na Quinta da Cruz, Viseu

IMG_20190608_215648

Deriva nº7 :  C3 Errante.  O Caminho das Estrelas. Ação organizada por Cristina Trigo; Maria Jesus Agra-Pardiñas; Joan Valles; Maja Maksimovic; Teresa Torres de Eça, Ângela Saldanha; Paulo Emilio e Dori Nigro. Junho 2010.  De Muros a Fisterre. Galiza.

IMG_20190907_195019

Deriva nº 8 : Oficina Errante. Ação organizada por Teresa Torres de Eça, Ângela Saldanha e Célia Ferreira com Bela Dutra; Hugo Gomes e outros na ilha Terceira, Açores.

captura20de20ecrc3a3202814629

Deriva #9

Oficina Errante nas Jornadas da ASPEA, Olivais , 8 de março de 2020

Descarregar  o caderno 

Ver o vídeo 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s