Cadernos como um “testemunho”

Rui Alexandre | Universidade Lusíada Norte  |  CITAD | I2ADS | APECV

ruialexandredesign@gmail.com

ORCID: http://orcid.org/0000-0001-6628-9095

LINKEDIN: www.linkedin.com/in/rui-alexandre-43b79892

Antes de mais entendo a proposta dos cadernos em referência como um “testemunho” que se passa durante a construção de um percurso. Neste contexto o caderno alerta-nos para a importância da reflexão, experimentação e partilha de experiências quer como indivíduos quer como artistas ou professores/educadores.

Tendo como ponto de partida a educação artística como construção do individuo e assente na relação “eu-outro-mundo” esta ação através de diferentes intervenientes é uma mais valia para a expressão individual e, simultaneamente, reflexão coletiva. Com isto entenda-se que a interação, durante atividades artísticas, facilita a conversão de uma perspetiva egocêntrica para uma perspetiva social onde a troca de conhecimentos e ideias facilitam o desenvolvimento global das sociedades. Esta atividade exige um entendimento de toda a envolvência e, deve por isso estar ainda mais atenta a todas dimensões do contexto: social, cultural, espacial, temporal, profissional e, sobretudo humana – relacional, entre muitas outras.

Concluindo, entendo que esta proposta apela para que a utilizemos no nosso quotidiano (pessoal/profissional) como “ferramenta” essencial de participação e “comunhão” na comunidade/sociedade.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s